O Reiki é um sistema de cura pela imposição das mãos. Este ato é tão antigo quanto a nossa humanidade, pois quando nos machucamos, colocamos a mão sobre o ponto dolorido para que este alivie, a criança quando cai, pede o beijo da mãe para melhorar.
O toque humano transmite calor, serenidade e cura e os iniciados no Reiki são capazes de canalizar em seus corpos o Ki (Energia Vital) em seus corpos e enviar através de suas mãos essa energia para aqueles que são tocados.
O conceito de Ki no Japão é o mesmo do Qi na China, que significa Energia Vital.
No mundo ocidental, o que é material e palpável é mais importante, já do ponto de vista oriental a energia e a vitalidade desempenham um papel decisivo. No centro está o Qi, que flui através do universo e relaciona tudo o que é vivo e tudo o que é inanimado. No ocidente, não temos uma palavra que consiga explicar exatamente como é essa energia.
O Qi flui nas pessoas, nos animais, nas plantas e também nos edifícios. Flui para fora, mas também entra no corpo. Todos tem um Qi pessoal e próprio que está sempre se misturando com o Qi do ambiente em redor. Assim, cada um de nós está relacionado não somente com o ambiente que nos rodeia, mas com todo o universo. O fluxo de Qi que flui para dentro e para fora de nós decide a nossa disposição, as nossas emoções e também a nossa constituição psíquica e física.
Assim, através do Reiki, somos capazes de reequilibrar a pessoa como um todo, levando energia onde falta e assim promovermos a saúde tanto física como mental, pois esse equilíbrio se dá tantos no corpo quanto nas emoções.
O Reiki é indicado para todos, adultos, crianças e inclusive animais.